Ficar no Atlético, ou voltar para o Wolfsburg?

Quando deixou o Werder Bremen, muitos apontaram que o sucesso do meia Diego despontaria para o cenário europeu em questão de tempo. Veio a passagem pela Juventus, onde não conseguiu repetir o bom futebol, e os tempos atribulados no Wolfsburg, em 2010. No Atlético de Madrid, os desafetos da Alemanha foram deixados para trás e, aos poucos, o articulador brasileiro dá sinais de que está voltando a ser aquele jogador acostumado.

Com a temporada chegando ao final, bem como seu empréstimo aos Colchoneros, Diego deve definir em breve por uma permanência na Espanha, ou uma nova chance na Alemanha. Mas qual seria a melhor escolha?

Fazendo um nome no Calderón

"Desde a saída de Ariel Ibagaza, a articulação se tornou um problema para o Atlético de Madrid. Isso até a chegada de Diego."

A equipe madrilena teve uma temporada de início preocupante, mas se reencontrou a tempo e hoje briga por uma posição boa no Campeonato Espanhol, e sonha com a Liga Europa. No entendimento de Adrián Boullosa, do Goal.com Espanha, Diego foi a exceção à regra no Vicente Calderón, mantendo um bom nível de atuações durante todo o ano. Até por isso, caiu nas graças da torcida, que se empolga com o estilo de jogo vistoso do brasileiro.

Não por acaso, as melhores atuações do Atlético estiveram atreladas aos dias em que o brasileiro estava inspirado. O camisa 22 é o jogador capaz de levar o jogo da defesa ao trio ofensivo formado por Arda Turan, Adrián e o goleador Falcao, uma função fundamental na estratégia de jogo do técnico Diego Simeone.

O ‘casamento’ entre Diego e os Colchoneros, contudo, pode vir a terminar em junho. Por mais que o brasileiro seja um nome importante no time da capital espanhola, o clube passa por dificuldades financeiras e o meia, valorizado após uma temporada bem-sucedida, se tornaria um alvo fora da realidade financeira do Atlético. De qualquer forma, o esforço no sentido de manter o jogador no Calderón será grande. 

Uma chance para o recomeço

A saída de Diego no início da temporada certamente ajudou o Wolfsburg a acalmar os ânimos no vestiário, pondo um fim na queda-de-braço entre o brasileiro e o técnico Felix Magath. O problema é que, dentro de campo, os Lobos continuam inexpressivos: a campanha que quase levou a equipe à segunda divisão, em 2010/11, deu lugar a um desempenho apenas razoável este ano, que deve terminar, inclusive, sem uma classificação para um torneio continental.


Recentemente, os dois ‘brigões’ admitiram a possibilidade de uma reconciliação, abrindo novamente as portas para o meia na Wolkswagen Arena. A grande questão está na reação da torcida do Wolfsburg, que ficou desapontada não só com o futebol abaixo do esperado, mas também com a falta de profissionalismo do então camisa 28. Vale lembrar: na rodada decisiva da Bundesliga passada, que decidiria o futuro dos Lobos, Diego não gostou de saber que ficaria no banco em um jogo contra o Hoffenheim, e simplesmente deixou a concentração.

Não há como negar, porém, que alguns dos melhores anos da carreira do armador foram em solo alemão. Diego foi um verdadeiro líder no Werder Bremen entre 2006 e 2009, jogando um futebol que o colocou entre os melhores da Bundesliga, lembra Claas Philipp, do Goal.com Alemanha. Embora não encontre motivos para a queda de rendimento na Juventus e no Wolfsburg, nosso colega acredita que o brasileiro tenha assimilado o estilo de jogo praticado no país.

Com a cabeça no lugar, e a confiança retomada, quem sabe, Diego ainda pode ser o jogador que os Lobos esperam, e pelo qual pagaram quase 15 milhões de euros.


   Claas Philipp, Goal.com Alemanha
Leia Mais

Com direito a estágio no Chelsea, Gottardo quer treinar clube brasileiro


Quem não se lembra do zagueiro Wilson Gottardo? Aos 48 anos, o ex-jogador se tornou técnico, com direito a estágio com Carlos Ancelotti, então técnico do Chelsea-ING, e agora quer uma nova oportunidade no futebol brasileiro.

"Tenho trabalhado duro para isso. Estou buscando meu espaço, agora, como treinador. Conheço bem o futebol brasileiro e quero mostrar tudo o que aprendi ao longo de todos estes anos", comentou ele ao site Grande Área.

Ele também fez estágio com Vanderlei Luxemburgo. Seu primeiro desafio como técnico foi no Villa Nova-MG e, este ano, Gottardo defendeu o Bonsucesso-RJ.
"A gente aprende a cada dia. Tenho acompanhado jogos por todo o país. O Brasileirão está para começar e eu quero conseguir um clube em uma das quatro divisões. Quero mostrar meu trabalho", completou.
Ex-zagueiro técnico, Wilson Gottardo cansou de ganhar títulos. Suas maiores conquistas foram pelo Botafogo (campeão brasileiro), Flamengo (campeão do brasileiro) e Cruzeiro (campeão da Libertadores).
Mas o xerifão passou por outros grandes clubes como Guarani, Náutico, São Paulo, Fluminense, Sport, Marítimode Portugal, e até Seleção Brasileira.

Agência Futebol Interior
Leia Mais

Brasiliense: Luziânia e Ceilândia começam os preparativos para final no domingo


O Luziânia, do técnico João Carlos Cavalo, depois de conquistar o título do primeiro turno candango, esteve envolvido nas disputas da Taça Dr. Sócrates, onde atuou diante do Brasiliense com seu time B, e foi goleado por 6 a 0. A maioria dos titulares foram poupados pelo treinador. A expectativa é que o representante goiano do Entorno do DF possa entrar com força máxima diante do Ceilândia, no domingo, 15h30, no Estádio Serra do Lago.

O Luziânia tem de vencer em seu estádio, para poder atuar no outro final de semana, no Abadião, buscando um empate. A equipe azulina goiana também já está garantida na Copa do Brasil do ano que vem. Disputa a vaga para a série D com o Ceilândia. Quem for o campeão candango, representará Brasília na quarta divisão nacional.
Ainda em ritmo de ressaca, depois da conquista do segundo turno candango, o Ceilândia, do técnico Adelson de Almeida começa os preparativos para a disputa da primeira das finais do Candangão 2012, diante do azulino goiano.
A equipe do Gato Ceilândia joga com a vantagem de dois placares iguais, pela melhor campanha na competição, atingindo 26 pontos ganhos. Ainda, já se garantiu como um dos representantes candangos na Copa do Brasil de 2013. Após o anúncio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que a série D deste ano terá 40 clubes representando 27 estados, e que a CBF irá custear as despesas de viagem, a vaga para a quarta divisão nacional se tornou ainda mais importante.
Ceilândia e Luziânia lutam para se garantirem como o representante candango na série D nacional. Os tradicionais Brasiliense e Gama estão fora da disputa do Candangão 2012. Ambos também não estarão representando Brasília na Copa do Brasil do ano que vem. O Gama volta a atuar oficialmente somente em 2013. O Brasiliense estará nas disputas da série C do brasileiro. Estreará dia 27 de maio, fora de casa, diante do Madureira-RJ.

Sérgio Porto
Leia Mais

Estádio de Brasília inicia nova fase das obras para Copa


Com 56% das obras concluídas, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, deu início nesta segunda-feira à nova fase de sua construção: a instalação das peças pré-moldadas para a montagem da arquibancada superior. No setor, ficarão 39.050 pessoas das 70 mil que a arena vai ter capacidade de receber para as partidas da Copa de 2014.

A exemplo de outros estádios, os pré-moldados estão sendo fabricados desde dezembro de 2011. Segundo Sérgio Graça, coordenador do comitê organizador local, "o pré-moldado é mais rápido porque a peça é executada em uma central de produção e é apenas montada no local definitivo".
A instalação está sendo feita por 20 operários. As peças são transportadas por um guindaste que suporta até 650 toneladas. Devem ser colocadas de oito a dez peças por dia - o total necessário é de 1.604 pré-moldados. A arquibancada inferior está concluída e a intermediária, com 90% instalada.
Itaquerão
Também nesta segunda a Odebrecht, empresa responsável pelo estádio do Corinthians, informou que 34,6% das obras já estão concluídas. A construção, que teve início em 30 de maio de 2011, conta atualmente com 185 equipamentos e 1.710 trabalhadores, divididos em três turnos de trabalho.

Agência Estado
Leia Mais

Ex-zagueiro argentino é o novo técnico do Valencia


Mauricio Pellegrino chega com contrato para duas temporadas. 

 O Campeonato Espanhol ainda não acabou, mas o Valencia já tem um novo técnico para as duas próximas temporadas. Nesta segunda-feira, o presidente do clube, Manuel Llorente, anunciou a contratação do argentino Mauricio Pellegrino, que chega para substituir o espanhol Unai Emery.

"Esta tarde o conselho de administração ratificou o acordo feito na última sexta-feira com Mauricio Pellegrino para ser o treinador da equipe principal nas duas próximas temporadas", disse Llorente.
Pellegrino, de 40 anos, é velho conhecido da torcida do Valencia. O zagueiro argentino jogou pelo clube por cinco temporadas, entre 1999 e 2005, sendo campeão espanhol duas vezes. Depois, se transferiu para o Liverpool, onde ficou seis meses, apenas. Ainda jogou um ano no Alavés antes de se aposentar como jogador e passar a trabalhar nas categorias de base do Valencia.
Em 2008, retornou ao Liverpool para ser assistente de Rafa Benitez, cargo que ocupou também quando o espanhol foi para a Inter de Milão. Estava sem clube desde dezembro de 2010, quando foi demitido junto com Benitez do time de Milão.
Ele chega ao Mestalla para tentar diminuir a distância para os gigantes Real Madrid e Barcelona. Neste ano, o Valencia, terceiro colocado está 29 pontos atrás do Barça, o vice-líder. Na temporada passada, esta diferença havia sido de 21. Em 2009/2010, de 25 pontos.

Agência Estado
Leia Mais

França: Montpellier volta a isolar-se e está a um passo do título


O Montpellier retornou a liderança da Liga francesa de futebol e ficou a um passo de conquistar o título, após vencer fora o Rennes, por 2-0, em encontro da 36.ª rodada.
A equipe treianda por René Girard precisa de uma vitória e um empate nos dois próximos jogos para ''carimbar'' o titulo, o que poderá manter o PSG num jejum de títulos na Liga francesa, que já dura desde 1994.

O atacante Souleymane Camara abriu a contagem, aos 26 minutos, redimindo-se da penalidade perdida frente ao Evian na semana passada.

O atual campeão francês  Lille também jogou Ontem e venceu o Caen, por 3-0, com gols do brasileiro Túlio de Melo (26 e 36 minutos) e Payet (60), colocando-se a apenas dois pontos do Paris Saint-Germain.

O Lille tem presença assegurada no pódio final e, pelo menos, o acesso ao “playoff” da Liga dos Campeões.

O PSG vai medir forças no Parque dos Príncipes com o Rennes na próxima rodada, enquanto o Montpellier recebe o Lille.
Leia Mais

Falcão pode bater Muller e Larsson como melhor marcador da Liga Europa


O jogador colombiano do Atlético Madrid Falcão, que já venceu a Liga Europa pelo Porto no ano passado, vai voltar a disputar a final, podendo mesmo tornar-se no melhor marcador da segunda competição de clubes mais importante da Europa.
Em Budapeste, diante do Athletic Bilbau, “carrasco” do Sporting, o atacante sul-americano poderá voar para o estatuto de melhor marcador da presente edição, uma vez que está empatado com o holandês do Schalke04 Klaas-Jan Huntelaar, ambos com 10 gols.

Radamel Falcão, com 26 anos, pode assim, além de voltar a levantar o troféu, consagrar-se como melhor finalizador da prova pela segunda temporada consecutiva depois dos 17 tentos apontados pelos “dragões”, incluindo o decisivo cabeceamento que selou o título continental do Porto em Dublin, diante do Sporting de Braga.

Na altura, o ponta-de-lança dos “azuis e brancos” ultrapassou o recorde do alemão Jurgen Klinsmann, que tinha marcado 15 gols na Europa ao serviço do Bayern Munique, em 1995/96.

Relativamente ao histórico de todos os tempos na Liga Europa e na sua antecessora, Taça UEFA, Falcão já é o terceiro mais finalizador na competição, a quatro gols do sueco Henrik Larsson (31 gols em 45 jogos - Feynoord, Celtic Glasgow e Hensingborgs) e a dois do alemão Dieter Muller (29 em 36 –Colónia, Stuttgart e Bordeaux).

O atacante colombiano soma a impressionante marca de 27 gols em 27 encontros pelo Porto e Atlético Madrid, curiosamente mais um do que o argentino e “Tribola de OuroMessi, que apontou 26 tentos nas duas últimas edições da Liga dos Campeões.

No total, 19 jogadores conseguiram marcar 20 gols ou mais nesta competição, sendo que a média de gols por partida do sul-americano só é ultrapassada, pelo alemão Jupp Heynckes, antigo técnico do Benfica e agora ao comando do Bayern Munique.

Heynckes apontou 23 goos em 21 jogos na UEFA pelo Borussia Moenchengladbach, incluindo um “hat-trick” na final que consagrou os germânicos diante dos holandeses do Twente, em 1975.
Leia Mais

Carles Puyol esta fora da final da Taça do Rei e Europeu-2012


O zagueiro espanhol  de 34 anos será baixa de peso para o Barça e para a Espanha nos próximos tempos. Puyol será alvo de uma artroscopia ao joelho direito e não se recuperará em menos de seis semanas, o que significa que não poderá jogar na final da Taça do Rei frente ao Atlético de Bilbau e no Euro-2012, onde a Espanha defenderá o título de campeã europeia.
A lesão foi contraída no último fim de semana frente ao Espanhol e, depois de uma avaliação profunda, o departamento médico do Barcelona considerou que a cirurgia seria a única solução para resolver o problema.

A final da Taça do Rei, a 25 de Maio, e o Euro-2012, que começa a 8 de Junho, estão completamente fora de questão.
Leia Mais

Pep Guardiola rejeitou proposta milionária do Chelsea


Segundo a edição de hoje do Daily Expressa, o ainda treinador do Barcelona disse não a uma proposta milionária de Roman Abramovich, que o tornaria um dos homens do mundo do futebol mais bem pagos do planeta.
A publicação britânica garante que o técnico do Barcelona tem tido contato com o presidente do Chelsea desde que anunciou a saída do Barcelona, mas que parece ter rejeitado as ofertas milionárias do russo.

Abramovich terá perdido a cabeça e oferecido um ordenado de cerca de 15 milhões de euros anuais, mais fundos ilimitados para reforçar o plantel dos blues.

Mesmo assim, Guardiola declinou o convite de imediato, pois está apostado em cumprir um ano de ausência, depois da aventura altamente desgastante de quatro anos na catalunha.
Leia Mais

Liverpool e Schalke 04 de olho em Bojan Krkic


O jovem atacante espanhol está emprestado pelo Barcelona à  Roma até final da temporada e ainda não se sabe qual o seu futuro. Liverpool e Schalke estão disponíveis para adquirir o passe do talento de origem sérvia.
O emblema romano tem uma opção de compra de 13 milhões de euros, mas ainda não é certo que tenha tal verba para impedir que a concorrência o comece a assediar. Segundo o jornal esportivo espanhol As, Walter Sabatini, empresário de Bojan, transmitiu precisamente essa informação aos responsáveis da Roma.

Os alemães do Schalke 04 e os ingleses do Liverpool estão dispostos a fazer ofertas superiores e bastará um deslize da Roma para Bojan poder rumar para outros ares.
Leia Mais