Fim dos campeonatos Europeus 2011/2012

Fim de temporada na Europa e o “Futebol quem sabe? faz um resumo dos campeonatos europeus que foram finalizados neste fim de semana. Destaque para o Manchester City que, após 44 anos, volta a conquistar um titulo Inglês. Na Espanha também houve algo a se destacar: além da vitória do Real Madrid, o rebaixamento do Villarreal – equipe que nos últimos anos aparecia com frequência na parte de cima da tabela e frequentou os campeonatos europeus. Equipes emergentes também supreenderam, conquistando vagas para as competições européias, como foi o caso de Málaga e Levante, na Espanha, e o Borussia Mönchengladbach na Alemanha. Outro campeonato importante ainda está por finalizar, restando uma rodada: O Campeonato Francês ainda não tem definido o seu campeão. Na briga seguem PSG e Montpellier. Porém, as vagas para as competições europeias já estão definidas. Para a Liga dos Campeões se classificaram PSG, Montpellier e Lille, com o Lyon logo em seguida conquistando a vaga para a Liga Europa. Na luta contra o rebaixamento resta ainda uma vaga, “disputada” por Ajaccio, Caen e Brest. Na Itália sem novidades, sendo destaque a volta por cima da Juventus, que venceu o Calccio de forma invicta após visitar a segunda divisão e ver Inter de Milão e Milan conquistarem o Scudetto nos últimos anos.

Alemão

Campeões
Borussia Dortmund
2º Bayern de Munich
3º Schalke 04
4º Borussia M´gladbach

5º Bayer Leverkusen
6º Stuttgart
**Classificados para a Liga dos Campeões
**Classificados para a Liga Europa
Artilheiros
Huntelaar  (Schalke 04 29 Gols)
Mario Gómez (Bayern Munich 26 Gols)
Lewandowski  (Borussia Dortmund 22 Gols)
Rebaixados
16º Hertha Berlin
17º Colônia
18º Kaiserslautern

Espanhol
Campeões
Real Madrid
2º Barcelona
3º Valência
4º Málaga
5º At. Madrid
6º Levante
**Classificados para a Liga dos Campeões
**Classificados para a Liga Europa
Artilheiros
Messi  (barcelona 50 Gols)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid 46 Gols)
Falcão Garcia (Atlético de Madrid 24 Gols)
Rebaixados
18º Villarreal
19º Sporting de Gijón
20º Racing Santander
  
Inglês
Campeões
Manchester City
2º Manchester United
3º Arsenal
4º Tottenham Hotspur

5º Newcastle United
**Classificados para a Liga dos Campeões
**Classificados para a Liga Europa
Artilheiros
Van Persie (Arsenal  30 Gols)
Rooney (Manchester United 27 Gols)
Agüero (Manchester City 23 Gols)
Rebaixados
18º Bolton
19º Blackburn Rovers
20º Wolverhampton

Italiano
Campeões
Juventus
2º Milan
3º Udinese
4º Lazio
5º Napoli
**Classificados para a Liga dos Campeões
**Classificados para a Liga Europa
Artilheiros
Ibrahimovic (Milan  28 Gols)
Cavani  (Napolis 23 Gols)
Diego Milito (Inter de Milão 23 Gols)
Rebaixados
18º Lecce
19º Novara
20º Cesena

Português
Campeões
Porto
2º Benfica
3º Braga
4º Sporting de Lisboa
5º Marítimo
6º Vitória Guimarães
**Classificados para a Liga dos Campeões
**Classificados para a Liga Europa
Artilheiros
Cardozo (Benfica 20 Gols)
Lima (Braga 20 Gols)
Hulk (Porto16 Gols)
Rebaixados
15º Feirense
16º União Leiria


Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

Man Utd de olho em três jogadores do Borussia de Dortmund


O bicampeonato do Dortmund na Alemanha não passou despercebido aos ingleses do Manchester United, que parecem dispostos a gastar mais de 60 milhões de euros por três atletas do conjunto treinado por Jurgen Klopp.
A notícia foi hoje publicada pelo Daily Mail, informa  que Alex Ferguson tem 62 milhões de euros para adquirir três jogadores para três posições.

Assim, o japonês Shinji Kagawa seria a opção para aumentar as opções dos red devils num meio campo muito devastado esta temporada; Lewandowski uma nova contratação para um ataque que poderá ficar sem Michael Owen e Berbatov; e Mats Hummels uma garantia de qualidade para uma defesa devastada pelas constantes lesões de Rio Ferdinand e Vidic.

“A oferta do Dortmund não é suficientemente boa, e posso confirmar o interesse do Manchester”, referiu Maik Barthel.

Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

Di Matteo é uma opção para o comando técnico da Lázio


Mesmo depois de ter assumido as rédeas do Chelsea e conquistado a Taça da Inglaterra e estar na final da Liga dos Campeões, o italiano Roberto Di Matteo não tem a sua continuidade assegurada no plantel dos blues. O seu futuro poderá passar pela Lázio.
A informação foi hoje divulgada pela imprensa desportiva transalpina, que garantiu que já existem contatos para Di Matteo ser o sucessor de Edy Reja no comando do emblema romano.

Recorde-se que Di Matteo representou a Lázio durante três temporadas como jogador na sua carreira, tal como aconteceu no Chelsea, que disputará a final da Champions League no próximo sábado, em Munique.


Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

PSG fará nova proposta por Pato em junho


O técnico do Paris Saint-Germain, Carlo Ancelotti, revelou que sua equipe tentará a contratação de Alexandre Pato na próxima janela de transferências.

O ambicioso clube francês tentou trazer o brasileiro em janeiro e, na época, Ancelotti afirmou várias vezes que tentaria o negócio mais uma vez ao final da temporada.
"Nós já falamos em Pato em janeiro, eu acho que acontecerá de novo em junho", disse Ancelotti ao Sky Sport Itália.

O técnico italiano também aproveitou para saudar o trio do Milan formado por Alessandro Nesta, Gennaro Gattuso e Filippo Inzaghi, que anunciaram sua saída de San Siro ao final da temporada.

"Eu me sinto triste porque estes são jogadores que tiveram grandes carreiras no Milan", comentou.

"Mas a vida continua e eu estou certo que outras portas se abrirão para eles", concluiu.


Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

Mourinho aponta título europeu como próximo objetivo


O português José Mourinho, treinador do Real Madrid, assinalou que o próximo objetivo dos “merengues” é a conquista do décimo título europeu de futebol e disse que irá cumprir “um sonho do madridismo”.
“Sou um abençoado por Deus na ‘Champions’. Apesar de ter perdido algumas semifinais, ganhei duas taças. Alguns destes jovens jogadores nunca o conseguiram e o Real Madrid procura a décima”, começou por dizer o treinador ao canal televisivo do clube madrileno.

Mourinho deixou a ideia de que o caminho tem sido o certo, depois da presença em duas semifinais e que a Taça chegará dentro do próximo ano ou dentro de dois: “a obsessão não ajuda, mas sim o sonho”.

O treinador português levou esta temporada o Real Madrid à conquista do título espanhol, mas na semifinal da Liga dos Campeões foi eliminado pelo Bayern Munique.

“Temos que continuar, não podemos dormir. Voltar a trabalhar para fazer coisas boas. Divertimo-nos o suficiente nas celebrações, os jogadores estão alegres e os técnicos a trabalhar no verão”, disse ainda Mourinho.

O técnico destacou uma vez mais o mérito de ganhar um campeonato repleto de recordes.

“São números incríveis. Se me dissessem antes que ganharia a Liga com 90 pontos e 80 gols, eu assinaria. No final ganhámos com números históricos, bateram-se todos os recordes possíveis. O Real Madrid tem uma história enorme, mas estes jogadores vão ser conhecidos como os dos ‘100 pontos’”, frisou.

A equipe, onde alinham os Brasileiros Kaká, Pepe e Marcelo, terminou a Liga com 100 pontos e 121 gols marcados, à frente do Barcelona (com 91 pontos e 114 gols).

Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

Holandês Van Nistelrooy encerra a carreira aos 35 anos


O atacante holandês Ruud van Nistelrooy, de 35 anos, Companheiro de Júlio Baptista no Málaga, anunciou hoje o final da carreira profissional em entrevista coletiva.
“Ontem (domingo) joguei o meu último jogo como profissional. Penso que chegou o meu momento de deixar de jogar futebol. Atingi os meus limites físicos”, afirmou o goleador, que representou também os “gigantes” Manchester United ou Real Madrid, entre outros.
Nistelrooy congratulou-se com o facto de a sua ultima partida ter coincidido com a garantia de um lugar na fase preliminar da Liga dos Campeões por parte do clube andaluz, descrevendo-o como “um momento eufórico”.

Nas duas décadas de carreira, o atacante holandês conseguiu ser o melhor marcador em três campeonatos distintos: o holandês, o inglês e o espanhol, além de continuar a ser o segundo artilheiro da “Champions”, com 60 gols, atrás do espanhol Raul.

Nistelrooy representou os “diabos vermelhos” de Manchester durante cinco temporadas, período no qual conquistou duas vezes a “Premiership”.

Com a camisa do Real Madrid também foi campeão espanhol duas vezes durante as quatro temporadas em que permaneceu na capital espanhola.

Depois de duas temporadas no Hamburgo, o atacante holandês tinha-se transferido no ano passado para o Málaga.

Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

Álvaro Pereira diz estar muito agradecido ao Porto


O lateral uruguaio não teve a sua melhor temporada jogando pelo  porto, sendo relegado por Vítor Pereira nos últimos jogos da Liga Sagres. O jogador lembra que o ano passado respeitou a decisão do clube em não o deixar sair para o Chelsea, por isso espera que os dragões o deixem ir para outros ares caso surja nova oportunidade.
”Se foi o meu último jogo pelo Porto? Foi o último do campeonato, não sei se foi o meu último. Tenho contrato por mais quatro anos e, sempre que abre o mercado de transferências, nunca se sabe o que pode acontecer”, explicou o atleta, em declarações ao Ovacion, desvalorizando qualquer atrito com Vítor Pereira.
“Não quero dar importância a isso porque já se tornou piada. Não falei disso na altura, também não vou falar agora. Faz parte do passado. É claro que, se não jogar, quero seguir o meu caminho”, avisou.
Álvaro Pereira deixa crer que a sua saída será a melhor opção para todos, mas clarifica que, se ficar, terá que ser para jogar.
“Estava concentrado em ser campeão e em dar tudo pelo clube. Estou tranquilo, mas a realidade é que, se ficar, é para jogar. Estou há três anos no Porto e sempre dei tudo por esta camisa. O que acontecer vai depender do clube porque tenho contrato e devo respeitá-lo. Estou muito agradecido ao Porto, mas, se tiver de sair, sairei feliz. Passei três anos inesquecíveis neste clube, mas chegou o momento de tomar decisões. Se surgir alguma oportunidade, espero que desta vez entendam e me deixem sair”, confessou, revelando que no ano transato cedeu aos interesses do Porto.
“No ano passado tive a possibilidade de ir para o Chelsea, mas os dirigentes do Porto decidiram que iria ficar e respeitei a decisão. Sou jogador do Porto, devo tudo ao clube, mas fiquei para jogar. Tive esse problema com o treinador e deixaram-me sem jogar, mas isso faz parte do passado. Agora, quero concentrar-me apenas na seleção”, concluiu.

Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais

Van Persie resolverá o seu futuro até ao final da semana


O artilheiro da Premier League espera acertar a sua situação com o Arsenal até quinta feira, período que deve se apresentar  a seleção holandesa, para preparação da Euro-2012.

Assim, entre hoje e amanhã, Van Persie e Arsène Wenger acertarão os pormenores da renovação ou a saída definitiva do jogador, que termina contrato com os gunners em junho de 2013.

O Barcelona estará atento ao desenrolar do processo negocial, pois o atacante de 28 anos é uma das opções para reforçar o ataque de Tito Vilanova, substituto de Guardiola no comando dos catalães.
Siga-nos no Facebook no Twitter
Leia Mais