terça-feira, 8 de maio de 2012

Falcão pode bater Muller e Larsson como melhor marcador da Liga Europa


O jogador colombiano do Atlético Madrid Falcão, que já venceu a Liga Europa pelo Porto no ano passado, vai voltar a disputar a final, podendo mesmo tornar-se no melhor marcador da segunda competição de clubes mais importante da Europa.
Em Budapeste, diante do Athletic Bilbau, “carrasco” do Sporting, o atacante sul-americano poderá voar para o estatuto de melhor marcador da presente edição, uma vez que está empatado com o holandês do Schalke04 Klaas-Jan Huntelaar, ambos com 10 gols.

Radamel Falcão, com 26 anos, pode assim, além de voltar a levantar o troféu, consagrar-se como melhor finalizador da prova pela segunda temporada consecutiva depois dos 17 tentos apontados pelos “dragões”, incluindo o decisivo cabeceamento que selou o título continental do Porto em Dublin, diante do Sporting de Braga.

Na altura, o ponta-de-lança dos “azuis e brancos” ultrapassou o recorde do alemão Jurgen Klinsmann, que tinha marcado 15 gols na Europa ao serviço do Bayern Munique, em 1995/96.

Relativamente ao histórico de todos os tempos na Liga Europa e na sua antecessora, Taça UEFA, Falcão já é o terceiro mais finalizador na competição, a quatro gols do sueco Henrik Larsson (31 gols em 45 jogos - Feynoord, Celtic Glasgow e Hensingborgs) e a dois do alemão Dieter Muller (29 em 36 –Colónia, Stuttgart e Bordeaux).

O atacante colombiano soma a impressionante marca de 27 gols em 27 encontros pelo Porto e Atlético Madrid, curiosamente mais um do que o argentino e “Tribola de OuroMessi, que apontou 26 tentos nas duas últimas edições da Liga dos Campeões.

No total, 19 jogadores conseguiram marcar 20 gols ou mais nesta competição, sendo que a média de gols por partida do sul-americano só é ultrapassada, pelo alemão Jupp Heynckes, antigo técnico do Benfica e agora ao comando do Bayern Munique.

Heynckes apontou 23 goos em 21 jogos na UEFA pelo Borussia Moenchengladbach, incluindo um “hat-trick” na final que consagrou os germânicos diante dos holandeses do Twente, em 1975.

0 comentários: