quarta-feira, 9 de maio de 2012

A volta da Juventus à elite do futebol italiano


A Juventus foi o centro das atenções ao sagrar-se campeã do campeonato italiano. Depois de nove anos de jejum, a Juve finalmente volta à  elite do futebol italiano. Com o gol de Mirko Vucini no primeiro tempo, complementado por Michele Canini, a equipe venceu o Cagliari por 2 a 0, enquanto o vice-líder Milan perdeu por 4 a 2 no clássico contra a Inter.

Este foi o 28º título conquistado pela Juve. Na realidade, se não fosse o pelo escândalo de arbitragem descoberta em Maio de 2006 que marcou as temporadas de 2004/2005 e 2005/20006, que culminou na perda dos títulos dessas temporadas a Velha Senhora chegaria ao 30º título do campeonato italiano, o que lhe daria a estrela de ouro.

De lá pra cá, a Juventus teve de passar pelo calvário da Série B, que conquistou sem dificuldades, assistir a hegemonia do Milan e perder jogadores importantes como Fabio Canavaro, Zlatan Ibrahimovic, Emerson, Patrick Vieira e outros. Com esta conquista, os comandados de Antonio Conte colocaram a Velha Senhora em seu devido lugar, superando um dos períodos negros da sua história.

Contratações de Pirlo e Antonio Conte

Para dar um basta definitivo na má fase, a Juventus investiu nas contratações. A aposta no treinador Antonio Conte (ex-capitão do clube nos anos 90) que vinha da conquista pelo Siena foi inicialmente tratada como arriscada. Mesmo assim, a diretoria do clube acreditou. Após vários empates e com sua invencibilidade ameaçada, Conte então entrou em cena.
Sacou peças que não vinham rendendo, como Vidal, Vanucci e Krasic, e que acabaram por fazer a diferença. De fato, o técnico nunca se perdeu no comando da Juventus, tomando decisões arriscadas e muitas vezes corretas na caminhada do time italiano para a conquista do título.
Andrea Pirlo também era outro nome de risco, enquanto muitos acreditavam na decadência do meia, a diretoria do clube bancou a contratação do jogador, que posteriormente se tornou o melhor jogador da Serie A.
Companheiro de Pirlo na conquista da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, Buffon é fã declarado do jogador. "Quando o Andrea me disse que vinha para a Juventus pensei: Graças a Deus. Um jogador com o seu nível e qualidade técnica, e ainda por cima sem custos, penso que foi a contratação do século".
Campeã, Juventus quer seguir invicta
A Juventus, ainda invicta na competição (só perdeu um jogo no ano, pela Copa da Itália, para o Milan) e com a conquista com uma rodada de antecedência, irá para  a rodada final apenas para cumprir tabela. A equipe de Turim enfrentará em casa o Novara.
Mas a equipe ainda tem um grande desafio pela frente e pode faturar mais um título nesta temporada. No dia 20 de maio, disputará a final da Copa da Itália contra o Napoli e é claro que a Juve quer seguir campeã.

Goal.com

0 comentários: